Playlist Diário Sertanejo

segunda-feira, 20 de março de 2023

20 de março: Dia Mundial da Agricultura


 

A vastidão verde do campo enche os olhos de quem perpassa por ele. Há cerca de 12 mil anos, ainda durante o período neolítico, iniciava uma das práticas mais importantes para o desenvolvimento das primeiras civilizações. Estamos falando da agricultura que há milhares de anos tem um papel fundamental no crescimento da sociedade humana. Além disso, a agricultura é geradora de um saldo positivo significativo para a balança comercial de diversos países.

No caso do Brasil não é diferente, a agricultura é responsável por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB). A relevância do setor é comprovada em números. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura brasileira responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, 1/5 de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, chegando a somar US$ 96,7 bilhões de dólares, em 2019/2020.

Nesse contexto, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) enfatiza, nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Agricultura, comemorado hoje, 20 de março. Pois, é a partir da agricultura que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados em indústrias, comércios, laboratórios farmacêuticos e no setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

Verdadeiras riquezas são produzidas em regiões semiáridas pelos perímetros irrigados que estão sob a jurisdição do DNOCS. Há 113 anos, a Autarquia atua no crescimento da agricultura, visando a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. Atualmente, o DNOCS conta com 37 perímetros irrigados, com uma grande diversidade de insumos produzidos no campo.  
Os perímetros irrigados são áreas delimitadas pelo Estado para implantação de projetos públicos de agricultura irrigada que, em geral, possuem significativo potencial agrícola, caracterizado pelos solos férteis, presença hídrica, clima favorável e abundante força de trabalho.
                                                                                             
Entre os perímetros do DNOCS alguns ganham destaque pela presença altiva em exportações de produtos para países da Europa e Estados Unidos. O Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, por exemplo, fica localizado na Chapada do Apodi, nas terras do município cearense de Limoeiro do Norte. Implantado pelo DNOCS em 1989, o local é administrado pela Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (FAPIJA) e conta hoje com uma área irrigável de 5.658 hectares, com 324 irrigantes e 2 empresas.

Esse perímetro tem, atualmente, a maior produção de sementes de milho e sorgo do Ceará e está entre os mais importantes do Nordeste, além de ser um dos maiores exportadores de banana do Estado do Ceará.

Já o Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, localizado próximo ao litoral da região norte do Ceará, no trecho final da bacia do Rio Acaraú, abrange áreas dos municípios de Acaraú, Bela Cruz e Marco. A implantação desse perímetro foi iniciada em 1993, enquanto os serviços de administração, operação e manutenção da infraestrutura de uso comum tiveram início no ano de 2001.

O local conta atualmente com uma área produtiva superior a 4.000 hectares. Esse perímetro foi construído para trabalhar com uma agricultura irrigada dentro das mais modernas tecnologias existentes. Administrado por uma organização formada por produtores detentores de lotes, de forma colegiada, fundamentada por um contrato cessão de uso entre o DNOCS e o Distrito de Irrigação, o local tem em seu portfólio uma variedade na produção, com destaque para as culturas de algodão, mandioca, banana, mamona, milho, feijão e cana e o cultivo de pastagens como apoio à pecuária dominantemente bovina da qual resultava a produção de laticínios.

Ainda caminhando pela história e importância da agricultura irrigada no nosso país, não podemos deixar de citar o Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas que fica localizado nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, também no Ceará, mais precisamente no baixo vale do Jaguaribe, na chamada zona de Transição Norte dos Tabuleiros de Russas. A área é constituída por uma faixa contínua de terras agricultáveis ao longo da margem do Rio Jaguaribe, entre a cidade de Russas e a confluência do rio Banabuiú, região nordeste do Estado.

O Perímetro de Tabuleiros de Russas conta hoje com uma área irrigável de 15.507 hectares e área plantada de 10.765.72 ha, vindo a gerar 11 mil empregos diretos e 22 mil indiretos, beneficiando 28.268 moradores da região. Juntamente com o Perímetro de Irrigação Baixo Acaraú, é um dos perímetros públicos irrigados mais modernos do País, ainda em processo de formação.

Saindo do Ceará e chegando à região litorânea do estado do Piauí, nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, está o Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, cortado pela BR-343 que dá acesso à cidade de Parnaíba e Teresina. Esse perímetro também é um empreendimento do DNOCS, vinculado ao Ministério da Integração Nacional e a organização dos produtores.

A agricultura orgânica certificada é a marca dos seus cultivos. Ao todo, o projeto tem aproximadamente 2,5 mil hectares. O destaque na produção é para a banana que ocupa a maior área plantada. Outras culturas também são produzidas no local como: melancia, acerola, coco, mamão, caju, manga e goiaba, entre outras. A qualidade dos produtos é conhecida em todo o Brasil. Grandes empresas do ramo adquirem as frutas e comercializam nas centrais de abastecimento das capitais e nos supermercados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

A produção vegetal do perímetro rendeu, em 2022, mais de 33 milhões, com geração de 2.500 postos de trabalho fixos e 5.000 temporários, chegando a beneficiar mais de 130 famílias. O perímetro é a maior fonte de emprego de toda região, gerando produção, trabalho e desenvolvimento para o entorno onde está localizado.

É importante destacar que a fonte de suprimento hídrico de Tabuleiros Litorâneos é o rio Parnaíba, cuja captação está localizada próximo à foz, sem conflito entre o abastecimento humano e a geração de energia. A água que teria como destino o mar, agora gera desenvolvimento. É grande a procura por áreas no Perímetro de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí por produtores de várias regiões do Brasil.

Notoriamente é indiscutível a relevância da agricultura para todo o mundo. Portanto, hoje, no Dia Mundial da Agricultura, o DNOCS reafirma o seu papel no impulsionamento e fortalecimento do setor. Com iniciativas que visam um trabalho cada vez mais influente e pujante nesse segmento, garantindo o progresso no nosso país.